Um impulso para a pesquisa

Auxilio à pesquisa “Ignacio H. de Larramendi”

Convocatória 2021 de bolsas de Auxílio à Pesquisa “Ignacio Hernando de Larramendi”. Pensando no futuro.

Iniciação > Prêmios e bolsas > Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi

A Fundación MAPFRE apoia a pesquisa, pois acreditamos firmemente nela como meio de melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem parte da nossa sociedade. Por isso, todos os anos lançamos uma nova edição das nossas bolsas de Auxilio à pesquisa “Ignacio H. de Larramendi” para projetos de investigação relacionados com a Promoção da Saúde e Seguros e Previdência Social.

Após a análise de todas as candidaturas recebidas na convocatória de 2024, foram concedidos um total de 12 Auxílios aos projetos que se relacionam a seguir, em função dos temas:

Na área de Seguros e Previdência Social, um dos trabalhos selecionados foi de “Seguros e microsseguros na América Latina: oportunidades a partir de um estudo exploratório brasileiro” da pesquisadora Claudia D’Ipolitto de Oliveira Scire. Este estudo tem como objetivo analisar as barreiras para a adesão a seguros entre o público de baixa renda no Brasil e incentivar, por parte da população mais vulnerável, a busca por produtos que ajudem a mitigar riscos em situações imprevistas.

Os projetos de pesquisa relacionados com a promoção da saúde receberam um valor bruto máximo de 30.000 euros por auxílio e exploram um dos seguintes temas:

  • Estratégias e educação para a mudança de hábitos: prevenção da obesidade, incentivo da atividade física e bem-estar emocional (incluindo o uso adequado de novas tecnologias);
  • Educação em manobras de emergência para a população em geral;
  • Avaliação de danos corporais: avaliação das consequências de um evento (traumático ou acidental, negligência médica, agressão ou doença) sobre a saúde do indivíduo e a repercussão que terá nas atividades essenciais da vida cotidiana e outras atividades específicas de desenvolvimento pessoal (dano moral, perda de qualidade de vida);
  • Gerenciamento de saúde: qualidade e segurança clínica;
  • Longevidade e influência dos estilos de vida.

Por outro lado, os projetos de pesquisa relacionados com o seguro e a previdência social receberam um valor bruto máximo de 15.000 euros, para estudos destinados a analisar um dos seguintes temas:

  • O seguro;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Novas tecnologias em seguros;
  • Previdência Social: pensões, poupança, investimento, liquidação patrimonial e economia sênior (economia da longevidade).

Parabéns a todos!

Agradecemos a todos que participaram pelo trabalho e pelo interesse por este Auxílio. No próximo ano haverá uma nova oportunidade; esperamos por vocês!