Estudos e Pesquisas
Conheça as nossas publicações
Nosso catálogo de publicações engloba conteúdos relacionados a distintas áreas do conhecimento e que estejam alinhados aos nossos pilares de atuação, com destaque para seguros, saúde e prevenção e segurança viária.
Você sabia…
que estas publicações são um meio de divulgar os resultados de pesquisas e estudos, realizados pela Fundación MAPFRE, em parceria com importantes instituições e seus conteúdos tornam-se de utilidade pública de acordo com a temática?
Confira abaixo as publicações de maior destaque:
21 resultados
Motociclistas na Cidade de São Paulo
O estudo “Motociclistas na Cidade de São Paulo”, desenvolvido pela Fundación MAPFRE, retrata o comportamento e os índices de mortalidade destes condutores no trânsito na capital paulista. Os resultados apontam que dois em cada três motociclistas disseram ter pilotado moto por algum tempo mesmo sem ter habilitação; a maioria também admitiu não respeitar sempre o Código de Trânsito Brasileiro e circular pelos corredores (espaços entre as faixas de rolamento).
Os dados foram obtidos a partir de pesquisa quantitativa com 1.210 motociclistas e mais 40 entrevistas em profundidade. Além disso, foram entrevistados 10 técnicos de trânsito, e realizadas visitas técnicas a órgãos de trânsito que, de alguma maneira, se relacionam com o motociclismo.
O Mercado Latino-Americano de Seguros em 2018
Este relatório aborda as principais magnitudes e tendências dos mercados de seguros da América Latina durante 2018, analisando aspectos como crescimento de prêmios, itens do balanço setorial, provisões técnicas, investimentos, desempenho técnico, resultados e rentabilidade. O relatório inclui ainda uma análise das principais tendências estruturais subjacentes ao crescimento da atividade seguradora, tais como a penetração, densidade e aprofundamento de seguros, bem como uma estimativa do Lacuna de Proteção de Seguros e do Índice de Evolução do Mercado para cada um dos países analisados.
Saúde Cardiovascular das Mulheres Brasileiras
“Saúde Cardiovascular das Mulheres Brasileiras” é um estudo inédito no país, fruto de uma parceria entre a Fundación MAPFRE e a Socesp (sociedade de cardiologia do estado de são Paulo) que apresenta o mapeamento da saúde coronariana das mulheres brasileiras, bem como, de que maneira os hábitos de vida deste público impactam diretamente na prevenção das doenças cardiovasculares.
As analises englobam um total de 93.605 pessoas acima de 18 anos, em mais de 500 unidades básicas de saúde brasileiras.
Foram avaliados os hábitos de vida destes grupos, como alimentação, práticas de atividades físicas e também, os fatores de riscos como o tabagismo.
Otimização conjunta do capital baseado em risco e da carteira de ativos
Este Caderno da Fundación é resultado da bolsa de auxílio à pesquisa concedida em 2015 pela Fundación MAPFRE ao Professor Davi Michel Valladão do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio.
O projeto de pesquisa engloba o desenvolvimento teórico e aplicação prática do modelo de otimização do capital baseado em risco. O modelo e a ferramenta desenvolvidos neste estudo possuem potencial de inovação tecnológica com contribuição direta para o setor de seguros e previdência.
O objetivo principal é a construção de um modelo interno de mensuração do valor de requerimento de capital de solvência (solvency capital requirement – SCR) visando uma alocação ótima da carteira de ativos da companhia de seguros.
Guia “Pela Saúde do Coração”
O programa “Mulheres pelo Coração” foi criado com o objetivo de alertar o público feminino sobre os riscos de doenças cardiovasculares. A iniciativa promove atividades e prestação de serviços gratuitos para incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e fortalecer a saúde coronariana.
O guia “Pela Saúde do Coração” foi desenvolvido pela equipe de especialistas do HCor traz uma série informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.
Velocidade e Usuários Vulneráveis em São Paulo
Com o foco em alertar a sociedade, aprimorar questões relacionadas à segurança viária e diminuir o número de acidentes no trânsito em vias de grande circulação de usuários vulneráveis (pedestres e ciclistas), a Fundación MAPFRE desenvolveu o estudo “Velocidade x Usuários Vulneráveis em São Paulo”, que realizou 3.796 medições em 13 pontos da cidade. O levantamento apontou que 10,2% dos veículos tiveram velocidades constatadas superiores à velocidade regulamentada na via (de 30 km/h a 90 km/h).
O seguro na sociedade e na economia do Brasil
O estudo se originou do interesse permanente da Fundación MAPFRE em valorizar o seguro ante a sociedade brasileira. Este documento contém argumentos, estimativas e evidências de que, de fato, a contribuição socioeconômica do seguro no Brasil é muito importante. A representação econômica total do setor (direta, indireta e induzida) poderia ser quantificada em 5,7% do PIB e 5,2% do emprego: 269,4 bilhões de reais e 3,3 milhões de empregos, respectivamente.