Special Olympics

Vencedor do Prêmio de Melhor Entidade pela sua Trajetória Social

A organização esportiva internacional Special Olympics promove o treino esportivo e a participação em competições em diferentes esportes para pessoas com deficiência intelectual. O seu objetivo é ajudá-las a desenvolver as suas capacidades físicas, reforçar a sua autoestima e melhorar a sua interação com as suas famílias, com outros atletas da Special Olympics e com o resto da sociedade.

A organização organiza mais de 100.000 eventos por ano, incluindo os Jogos Mundiais Special Olympics, uma olimpíada em benefício de crianças especiais.

Desde a sua fundação em 1968, a Special Olympics, uma organização reconhecida pelo COI, tem proporcionado oportunidades de integração através do desporto em todos os países onde está presente.

O que são os Jogos Mundiais Special Olympics?

Os Jogos Mundiais Special Olympics são um evento esportivo internacional projetado para realçar as capacidades e os feitos das pessoas com deficiência intelectual. Estes jogos, que alternam entre edições de verão e de inverno de dois em dois anos, reúnem milhares de atletas que competem ao longo de uma semana, com o apoio de cerca de 350.000 voluntários. A cobertura mediática destes jogos permite que as histórias e os triunfos dos participantes cheguem a milhões de pessoas em todo o mundo, tornando visíveis as suas capacidades.

A participação nos Jogos Special Olympics está aberta a todas as pessoas com deficiência intelectual (a partir dos 8 anos de idade) que queiram praticar desporto e podem escolher entre 32 modalidades olímpicas. Os atletas são selecionados de acordo com as suas capacidades e idade para garantir que cada competição é justa e inclusiva, independentemente das limitações físicas.

Programas e desportos oferecidos pela Special Olympics

A Special Olympics organiza treinos e competições durante todo o ano em mais de 170 países, incluindo todas as cidades de Espanha. Em Espanha, são oferecidos 16 esportes olímpicos de verão e de inverno, tais como atletismo, natação, tênis, tênis de mesa, badminton, handebol, bocha, futebol, basquetebol, vela, floorball, ciclismo e paddle. Independentemente da idade ou do nível de capacidade, há sempre um desporto adequado para cada atleta e a possibilidade de mudar de modalidade.

Além disso, o Special Olympics facilita o acesso ao esporte a quem enfrenta maiores barreiras, através de vários programas específicos que implementa em colaboração com entidades sociais.

A influência do Special Olympics vai para além do esporte, estendendo-se a áreas como a saúde, a educação e o bem-estar social, tanto a nível global como local. Para além de proporcionar eventos esportivos inclusivos, a organização está empenhada em garantir que os cuidados de saúde sejam acessíveis a todos, e trabalha para formar profissionais médicos, garantindo que estes podem proporcionar um tratamento de qualidade aos seus pacientes.

Nas Escolas Unificadas, a Special Olympics promove a inclusão desde a primeira idade, reunindo jovens com e sem deficiência intelectual em equipes esportivas. Esta abordagem promove a integração e o desenvolvimento de competências de liderança, preparando os jovens para assumirem papéis ativos na organização, nas suas comunidades e nos seus futuros locais de trabalho.

Como participar no Special Olympics?

Para participar no Special Olympics, os interessados devem contatar a organização para obter informações sobre os programas disponíveis e os requisitos de inscrição. A participação está aberta a qualquer pessoa com uma deficiência intelectual que deseje competir e fazer parte desta experiência inclusiva.

O papel da inclusão nos Jogos Olímpicos Especiais

O principal objetivo dos Special Olympics é a inclusão total das pessoas com deficiência intelectual na nossa sociedade; e uma das ferramentas para o conseguir isso é o programa Esporte Unificado. Consiste em misturar atletas com deficiência intelectual (atletas Special Olympics) com atletas sem deficiência (colegas de equipe) em esportes de equipe, tanto em treino como em competição. O convívio entre atletas e colegas, bem como os níveis e idades, varia de esporte para esporte.

O programa Esporte Unificado é fundamental para promover a inclusão através do esporte, demonstrando como o esporte de equipe pode ser uma ferramenta poderosa para a integração social. Este programa foi consolidado no Special Olympics Espanha em 2011 com o Torneio Nacional Unificado de Basquetebol e o Campeonato Nacional Unificado de Futebol, de 7 eventos que se realizam anualmente.