Moda re-

Vencedora do Prêmio ao Melhor Projeto ou Iniciativa por seu Impacto Social

Vencedor do Prémio de Melhor Projeto ou Iniciativa de Impacto Social

O nosso júri atribuiu à Moda re- o Prêmio ao Melhor Projeto por seu Impacto Social, um reconhecimento anual que destaca a iniciativa social que mais influenciou diversos aspectos da nossa sociedade.

Com o crescente impacto negativo da indústria têxtil no meio ambiente, a conscientização social da importância da reciclagem e reutilização da roupa é cada vez maior. Moda re-, um projeto inovador da Cáritas, tem como base o conceito de economia circular e promove o consumo consciente, sustentável e responsável na nossa sociedade.

O escopo da Moda re- vai mais além do impacto ambiental; é também uma referência na criação de emprego social na Espanha, consolidando-se como um modelo a ser seguido.

Em que consiste o projeto Moda re- da Cáritas?

A cooperativa Moda re- destaca-se pelo seu papel pioneiro na transformação da reciclagem no setor têxtil e na criação de emprego social. Todos os anos, esta organização recolhe milhões de quilos de roupa, calçados e acessórios usados através dos seus contêineres localizados nas ruas das cidades. Após um meticuloso processo de seleção, as roupas são tratadas em suas unidades de gestão integrada de resíduos e vendidas em lojas de segunda mão da Cáritas.

A sua atividade não apenas contribui para a reciclagem, mas também promove a integração no mercado de trabalho de pessoas em situação de exclusão social que participam dos programas de apoio da Cáritas. Atualmente, a Moda re- agrupa hoje 50 empresas de inserção e proporciona mais de 1.400 postos de trabalho.

Moda re-, um modelo de economia circular e de solidariedade

A Moda re- tornou-se uma referência na coleta e gestão de roupas usadas na Espanha, alcançando, em 2023, o impressionante número de mais de 44 milhões de quilos de têxteis recolhidos através dos seus mais de 8.200 contêineres. As peças de roupas selecionadas para uma segunda vida são vendidas nos seus 170 pontos de venda, distribuídos em 90 cidades espanholas, onde as pessoas em situação de vulnerabilidade podem adquiri-las gratuitamente.

A cooperativa conta com as quatro centrais de triagem mais avançadas do sul da Europa, o que lhe permitiu evitar a emissão de cerca de 3 milhões de toneladas de CO2 e economizar mais de 400 milhões de metros cúbicos de água.

A Moda re- também lidera iniciativas de sensibilização para a importância da reciclagem e da reutilização, destacando-se a sua loja itinerante, “Moda re- en Ruta”, que leva roupas de segunda mão às zonas rurais e educação sobre sustentabilidade nas comunidades menos acessíveis a esses recursos.

Além disso, a Moda re- também organiza eventos de moda sustentável, workshops de reciclagem criativa e campanhas de coleta em colaboração com empresas e escolas, incentivando práticas de consumo responsável e oferecendo uma segunda vida aos produtos têxteis.

Inclusão no mercado de trabalho através da Moda re-

Além do seu impacto ambiental, a Moda re- também promove oportunidades de emprego. Dos 1.400 postos de trabalho criados até a data, mais de metade (55%) são ocupados por pessoas em risco de exclusão social, que se beneficiam dos programas de formação e emprego. Mais de 60% das pessoas que participaram do seu programa conseguiram ter acesso a um emprego estável.

O objetivo é que cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade, ou em risco de exclusão social, possam trabalhar na Moda re-, adquirindo assim as competências que as preparem para o mercado de trabalho convencional.

O compromisso da Cáritas com a moda responsável

Com essa iniciativa, a Cáritas transformou a gestão da roupa usada, não só para facilitar a colocação no mercado de trabalho, mas também para dignificar o processo de aquisição de roupa por parte de quem precisa. Nos pontos de venda Moda re, as pessoas têm acesso a roupas de qualidade sem qualquer custo, como se fossem clientes, mas de forma gratuita.

Consciente do impacto ambiental da indústria têxtil, a Cáritas promove um modelo sustentável e circular que combate os efeitos da fast fashion. Cada camiseta de algodão demanda 2.700 litros de água e os corantes contribuem para a poluição de 20% da água potável mundial.

Ao oferecer uma nova vida às roupas usadas, a Cáritas avança no sentido de a uma sociedade mais justa e inclusiva, ao mesmo tempo que protege o meio ambiente.