Seguro de Acidentes Pessoais é importante no planejamento financeiro de pessoas e empresas
Os empresários e todos aqueles que trabalham por conta própria – como os trabalhadores autônomos e muitos profissionais liberais – sabem da importância de estarem em condições adequadas de saúde para poderem desempenhar suas atividades. Caso sofram algum acidente, pode ser que tenham que se afastar do seu trabalho, ao menos por algum tempo. E quando isso acontece, eles sabem que também ficarão sem seus rendimentos.
Um instrumento que pode ser utilizado para lidar com esses imprevistos é o Seguro de Acidentes Pessoais. Ele pode ser contratado tanto para a proteção do trabalhador autônomo quanto para oferecer proteção aos sócios, empregados e estagiários das empresas.
A contratação do Seguro de Acidentes Pessoais para estagiários é uma obrigação prevista em lei, atribuída às empresas ou aos profissionais liberais com quem tiverem vínculo. E para as empresas, profissionais liberais e trabalhadores autônomos que tiverem empregados, é importante que sejam verificados os acordos ou convenções coletivas de trabalho de cada categoria, pois eles podem incluir a obrigatoriedade da contratação desse tipo de seguro.
Diferenças do Seguro de Acidentes Pessoais e do Seguro de Vida
Seguro de Vida e Seguro de Acidentes Pessoais são instrumentos importantes para o planejamento financeiro das pessoas e das empresas. Ambos podem fornecer suporte financeiro para os beneficiários, ajudando a lidar com as consequências financeiras decorrentes de eventos como invalidez parcial ou total por acidente ou de morte em razão de acidente.
Esses tipos de seguro oferecem cobertura para o evento de morte. No entanto, no caso do Seguro de Acidentes Pessoais, a garantia é limitada às situações em que a causa for um acidente, enquanto o Seguro de Vida é mais abrangente, com poucas limitações. Como consequência, o Seguro de Vida possui um valor de prêmio maior, pois sua cobertura também é mais ampla, com mais possibilidades de pagamentos do capital segurado ao titular ou aos beneficiários.
As principais coberturas do Seguro de Acidentes Pessoais
Como o preço do Seguro de Acidentes Pessoais é considerado baixo, isso possibilita a contratação de coberturas adicionais à cobertura básica de morte. Adicionalmente, o Seguro de Acidentes Pessoais oferece cobertura para invalidez permanente – seja ela total ou parcial – e outros riscos causados por acidentes. No caso da cobertura por invalidez permanente, o seguro garante o pagamento de uma indenização, calculada de forma proporcional à lesão sofrida e que pode chegar a até 100% do capital segurado, caso o segurado venha a se tornar inválido em caráter permanente em consequência de um acidente.
Existem outras coberturas que podem ser contratadas para que, em ocorrendo um acidente previsto na apólice, o segurado possa ser reembolsado pelos gastos com despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Ou, ainda, para que ele possa receber um valor fixo por dia em que permanecer hospitalizado, em razão de um acidente previsto no seguro.
O Seguro de Acidentes Pessoais também pode ajudar os segurados a lidar com eventuais reduções ou perdas de rendimentos caso fiquem temporariamente incapacitados para exercer suas atividades. Contratando a cobertura de diária por incapacidade física temporária por acidente, caso ocorra algum evento previsto na apólice o segurado receberá, durante o período em que não puder exercer a sua profissão ou ocupação, o pagamento de valores correspondentes aos dias em que permanecer afastado do trabalho.
Período de vigência do Seguro de Acidentes Pessoais
O Seguro de Acidentes Pessoais pode ser contratado pelo prazo adequado a cada caso. A duração mais frequente é a anual, com possibilidade de renovação. No entanto, é possível a contratação por períodos menores, para uso da proteção em situações de exposição a riscos de acidentes em épocas específicas, como no caso de exposições, feiras, rodeios e shows.
A importância da análise de cada caso
Contratar um Seguro de Acidentes Pessoal é algo que deve ser feito como resultado da análise das necessidades de proteção para riscos identificados no processo de planejamento financeiro para uma pessoa ou empresa. Como ocorre na contratação de todo seguro, é necessário que se busquem as coberturas adequadas, o período de vigência e os valores de capital segurado que poderão contribuir para a proteção financeira desejada pelos segurados e seus beneficiários.