Os riscos e as proteções para curtir férias tranquilas
As férias do meio do ano costumam ser ansiosamente aguardadas por muitas pessoas. É o momento ideal para relaxar, aproveitar o tempo livre e recarregar as energias para o segundo semestre. Tudo isso acompanhado de atividades que ajudarão a criar memórias incríveis com a família e amigos.
No entanto, é importante lembrar que as férias também trazem riscos, que vão desde problemas de saúde até a ocorrência de sinistros e, por isso, é fundamental estarmos preparados e protegidos para que as ocorrências não se tornem um problema.
Durante esse período de lazer, é comum as pessoas se envolverem em atividades diferentes do seu cotidiano. Viagens, esportes, passeios ao ar livre e, até mesmo, relaxar tranquilamente em uma praia deserta podem apresentar perigos. É preciso estar ciente dessas ameaças para se proteger adequadamente.
Alguns dos riscos mais comuns incluem:
Problemas de saúde: durante as férias, as pessoas costumam estar expostas a um ambiente diferente do habitual, convivendo com mudanças climáticas e experimentando uma alimentação diversa e, por vezes, exótica. Isso pode levar a problemas de saúde, como doenças gastrointestinais, alergias, insolação e muito mais. Quando a viagem estiver fora da área de cobertura do plano de saúde ou envolver um país estrangeiro, é fundamental contar com uma proteção que cubra as despesas médicas e hospitalares garantindo o tratamento necessário.
Acidentes e lesões: quando a viagem envolve atividades ao ar livre, a prática de esportes ou, ainda, passeios por estradas desconhecidas, aumentamos os riscos de acidentes e lesões. Para esses casos, contar com uma proteção financeira dará tranquilidade no caso desses eventos se materializarem.
Roubo e perda de pertences: infelizmente, o furto e a perda de pertences pessoais são riscos comuns durante as férias. Bagagens extraviadas, carteiras furtadas e, até mesmo, a perda de documentos importantes podem causar situações extremamente estressantes e acabar atrapalhando as férias.
Cancelamento e interrupção de viagem: eventos imprevistos, como uma emergência familiar, problemas de saúde ou condições climáticas extremas, por exemplo, podem levar ao cancelamento ou interrupção da viagem. Nos passeios locais, há também o risco de panes e problemas com o veículo utilizado, que vão desde um pneu furado até uma questão mecânica. Tudo isso pode resultar em prejuízos além de muita frustração. Contar com uma alternativa que preste a assistência necessária e compense, pelo menos, parte da perda financeira pode assegurar uma solução alternativa para a continuidade ou substituição do passeio.
Roubo, vazamento ou incêndio na residência: deixar a casa fechada não é garantia de que tudo estará exatamente igual quando retornarmos de viagem. Vazamentos de água e incêndios podem causar grandes estragos, inclusive nas residências adjacentes. Isso sem contar o risco de furto ou roubo, não há nada pior que chegar em casa depois de uma viagem de férias e encontrar tudo revirado e notar que itens e objetos importantes foram roubados.
Entre as proteções disponíveis para garantir a segurança e o bem-estar durante esse período, destacam-se:
- Seguro viagem: Ele oferece uma ampla gama de coberturas e assistências para proteger o viajante e sua família em caso de problemas de saúde, acidentes, cancelamentos de viagem e perda de bagagem, por exemplo. É preciso, no entanto, verificar as coberturas específicas oferecidas e escolher um plano que atenda às necessidades.
- Seguro residencial: O seguro residencial é fundamental tanto para quem planeja viajar como para quem decide ficar em casa durante as férias. Esse produto oferece cobertura para danos à residência, responsabilidade civil familiar e, até mesmo, assistência domiciliar 24 horas. Em caso de acidentes, danos à propriedade ou roubos, o seguro residencial pode ajudar a cobrir os custos envolvidos.
- Seguro automóvel: Para quem que planejam fazer uma viagem de carro durante as férias, é fundamental contar com a proteção do seguro automóvel. Esse produto oferece coberturas para colisões, incêndios, roubos e danos a terceiros, por exemplo. Em caso de acidentes ou danos ao veículo, o seguro pode ainda cobrir os custos de reparo ou substituição.
- Seguro para equipamentos portáteis: Smartphones, tablets, câmeras e outros dispositivos eletrônicos são partes essenciais da vida moderna, no entanto, estão sujeitos a roubo, furto, perda ou danos. Ter um seguro para equipamentos portáteis pode ajudar a cobrir os custos de reparo ou substituição desses dispositivos em caso de incidentes.
As férias são um momento de relaxamento e diversão. Tomando as devidas precauções, é só relaxar e aproveitar.