Estudo sobre Hábitos e Comportamentos dos Motociclistas no Brasil
Lançamos o novo estudo da Fundación MAPFRE durante o 3° Seminário Internacional de Segurança Viária
Segurança Viária
Em cerca da metade dos estados brasileiros, a frota de motos supera a de automóveis. O Brasil tem vivenciado um enorme crescimento desse meio de transporte, que, nos últimos anos, passou de aproximadamente 4 milhões em 2000 para mais de 30 milhões em 2021, representando um aumento de 650%. Infelizmente, esse dado impressionante é acompanhado por outro ainda mais impactante: atualmente, os motociclistas representam 52% das mortes e 85% das vítimas com incapacidades em sinistros de trânsito em nosso país.
Com o objetivo de adotar medidas baseadas em dados para melhorar a segurança viária dos motociclistas, a Fundación MAPFRE, com o desenvolvimento técnico do Instituto de Segurança do Trânsito (IST), apresentou o “Estudo sobre Hábitos e Comportamentos dos Motociclistas no Brasil”. Este trabalho analisa profundamente o perfil, os hábitos, as dificuldades e as percepções dos motociclistas brasileiros. O objetivo é compreender os riscos associados ao uso desse tipo de veículo para que possamos propor as ações educativas e governamentais necessárias para fomentar uma cultura de segurança e responsabilidade em nossas estradas.
Com mais de 1.200 entrevistados, os resultados do relatório, organizados por região geográfica, gênero, faixa etária e natureza do município, revelam que, apesar do aumento da presença das motos em nossas estradas, ainda há muito trabalho a ser feito em relação à educação e ao conhecimento sobre segurança viária desses condutores. Entre suas conclusões, o estudo diagnosticou que 21,6% dos motociclistas começaram a conduzir antes de completar 18 anos, sem a documentação necessária e desconsiderando a legislação vigente. Na maioria dos casos, os entrevistados afirmam que a principal barreira para obter a carteira é seu custo.
As conclusões deste estudo foram apresentadas no 3° Seminário Internacional de Segurança Viária promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no Brasil, entre os dias 2 e 4 de dezembro. Durante esses dias, foram realizadas conferências, mesas-redondas, oficinas e jornadas técnicas – com a presença de relevantes especialistas em segurança viária de todo o mundo – para discutir temas relacionados à velocidade, mobilidade, visão zero e sistemas seguros, entre outros.
“Este estudo é um passo importante para compreender o cenário da mobilidade dos motociclistas no Brasil. Com uma amostragem representativa e análises aprofundadas, conseguimos identificar tendências e comportamentos que impactam diretamente a segurança no trânsito. Nosso objetivo é utilizar essas informações para apoiar iniciativas que promovam uma condução mais segura e responsável, beneficiando toda a sociedade”, comenta Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
O estudo completo está disponível em nosso Centro de Documentação, nas versões em português, espanhol e inglês. Confira!