Começos saudáveis, futuros esperançosos
Em abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde

Saúde
Abril é um mês especial para lembrar do mais importante que temos: a saúde. No dia 6, celebramos o Dia Nacional de Mobilização para a Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida, junto com o Dia Mundial da Atividade Física, para lembrar a importância de nos mantermos ativos e nos cuidarmos.
Segundo os dados do último relatório “Carga Global de Doenças e Fatores de Risco Cardiovasculares”, publicado em dezembro de 2023, as doenças cardiovasculares tiraram a vida de cerca de 400.000 brasileiros em 2022, um número semelhante ao total de óbitos no pior ano da pandemia do novo coronavírus. Com esse dado e uma realidade em que doenças crônicas como diabetes e hipertensão afetam uma parte significativa da população, é fundamental promover bons hábitos de vida, como manter uma rotina diária de exercícios, uma alimentação equilibrada e cuidar do bem-estar mental.
Além disso, neste mês de abril de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos convida a focar também em um tema de grande relevância: a sobrevivência materna e a redução da mortalidade neonatal. O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril sob o lema “Começos saudáveis, futuros esperançosos”, quer alertar os governos, a comunidade de saúde e toda a sociedade a intensificar os esforços para acabar com as mortes evitáveis de mães e recém-nascidos, promovendo gestações e partos seguros, bem como um melhor cuidado pós-natal.
No Brasil, segundo dados de 2020, a mortalidade materna foi de 72 mulheres em idade reprodutiva (15-49 anos) para cada 100.000 nascidos vivos. E, apesar dos avanços (entre 2000 e 2021, a mortalidade infantil no Brasil passou de 26,1 para 12,5 por 1.000 nascidos vivos), ainda há muito caminho a percorrer.
Mais um ano, o Dia Mundial da Saúde nos incentiva a continuar trabalhando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 3, que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades. Entre seus objetivos concretos estão a redução da mortalidade materna e o fim das mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças.
Na Fundación MAPFRE, por meio de nossos programas de saúde, e com a convicção de que a educação sobre os cuidados com a saúde física e mental começa nas escolas, trabalhamos para melhorar as políticas e os serviços de saúde e garantir que a sociedade brasileira possa viver um presente saudável e seguro e um futuro gratificante.
Você pode nos ajudar a alcançar esse objetivo cuidando de si mesmo e das pessoas ao seu redor.