Altrum, cirurgia craniana acessível
Prêmios
Em todo o mundo, a cada ano, cerca de 420 mil pessoas necessitam de um implante craniano e, na América Latina, esse número chega a mais de 10 mil pessoas por ano. Essas cirurgias possuem uma longa lista de espera, além de um custo inviável para a maioria das pessoas.
Cientes desse problema, em agosto de 2020 uma equipe de profissionais de engenharia, biomedicina e ciências lançou a Altrum, uma ideia revolucionária com a qual buscam desenvolver dispositivos cirúrgicos personalizados e de alta precisão.
A Altrum faz parte de uma revolução já em curso sobre a forma como as cirurgias são realizadas: transformar exames dos pacientes em dispositivos cirúrgicos de alta precisão e soluções para o planejamento cirúrgico. O objetivo é reduzir o tempo cirúrgico, os custos e os riscos, assim como melhorar os resultados clínicos.
Trata-se de um dispositivo que permite a realização de cirurgias cranianas mais seguras, por meio da impressão 3D de moldes para a elaboração de próteses cranianas destinadas a pacientes que sofreram traumas, infarto cerebral, câncer, doenças degenerativas ou algum tipo de acidente vascular cerebral e perderam parte da superfície craniana.
Graças a esse desenvolvimento, o tempo de espera e o custo da cirurgia são reduzidos em dez a vinte vezes, e verifica-se uma melhoria nos resultados clínicos, no desempenho dos profissionais da saúde e, sem dúvida, na qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias. Além disso, a plataforma da Altrum promove e garante o engajamento médico, intermediando e proporcionando benefícios para cada caso clínico. Os especialistas da Altrum também monitoram o período pós-operatório. Todo esse fluxo de informações permite a otimização contínua do serviço prestado, contribuindo para um melhor resultado clínico de cada cirurgia.
O projeto Altrum foi finalista na categoria “Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health)” da sexta edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social.