Picasso em São Paulo

Saiba mais sobre sua presença em nossas coleções

Saiba mais sobre sua presença em nossas coleções

AGB Photo Library / Alamy Stock Photo

Iniciação > Notícias > Outros > Picasso em São Paulo

Outros

Setenta anos após a visita do Guernica ao Brasil, o fascínio gerado por Picasso em nosso país permanece intacto.

A retrospectiva “Picasso”, na II Bienal de São Paulo, foi um marco na história da obra, pois foi a única ocasião em que o Guernica esteve exposto na América Latina, e uma das poucas ocasiões em que a pintura foi exibida antes de ser finalmente devolvida à Espanha em 1981, após a restauração da democracia nesse país.

Embora o Guernica seja uma de suas obras mais conhecidas, o legado de Picasso abrange uma ampla gama de estilos. Sua genialidade incluiu muitas outras técnicas, como a cerâmica, desenho, gravura, cenografia e o figurino de teatro.

Como gravador, Picasso é considerado um dos melhores do século XX e da história, juntamente com Rembrandt e Goya. A Suíte Vollard, uma das grandes obras do pintor, é uma boa prova disso. Trata-se de uma série de 100 gravuras produzidas pelo artista entre 1930 e 1937, nas quais ele reuniu elementos contraditórios para refletir a harmonia do classicismo em uma época marcada pelo expressionismo, mostrando os dois lados da tradição clássica: o apolíneo e o dionisíaco. Em 2008, a Fundación MAPFRE adquiriu uma série completa para sua coleção.

Além disso, nossa coleção de desenhos do século XX, que reúne inúmeras obras de alguns dos mais importantes artistas e ilustradores do século XX, também inclui algumas obras de Picasso, como Mademoiselle Léonie (Etude) ou Femme nue se couronnant de fleurs, que são um claro exemplo da genialidade do artista nascido em Málaga, Espanha.