Ajuda humanitária no Rio Grande do Sul
Diante a emergência, ação e solidariedade
Ação Social
Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul enfrentou um dos piores eventos climáticos de sua história. As fortes chuvas, que começaram em abril, fizeram com que o Lago Guaíba atingisse níveis recordes em poucos dias, transbordando os diques e muros de contenção que cercam a capital, Porto Alegre. A bacia da Lagoa dos Patos, em Pelotas e Rio Grande, também foi invadida pelas águas. O resultado foi uma inundação que atingiu mais de 2 milhões de pessoas e deixou cerca de 450 dos 500 municípios debaixo d’água.
Diante dessa situação difícil, a Fundación MAPFRE tomou uma decisão urgente: aprovar uma doação de R$ 1.637.297,6, que foi destinada principalmente à compra de kits de higiene e limpeza, cobertores e colchões. Nossos voluntários de vários estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Pará, Pernambuco, Natal e Aracaju – se uniram para mobilizar recursos, arrecadar roupas, preparar 867 kits de higiene pessoal e distribuir alimentos e outros itens de necesidades básicas.
Com grande comprometimento, os 250 voluntários da Fundación MAPFRE que participaram dessas ações dedicaram mais de 500 horas para preparar os itens, garantindo que eles chegassem com urgência às famílias afetadas. Graças à união de esforços, conseguimos enviar diferentes remessas que beneficiaram mais de 60 mil pessoas. Desse material, 64% foram destinados a necessidades especiais, como fraldas geriátricas, fraldas infantis e absorventes hospitalares; 16% a cobertores e colchões; 7% a kits de higiene e limpeza; outros 7% a água potável; 5% a cestas básicas; e 1% a material escolar.
Hoje, meses após esse evento climático extremo, nosso compromisso com a população do Rio Grande do Sul permanece firme. Além de continuarmos prestando assistência às pessoas atingidas, estamos acompanhando, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, a situação atual dos habitantes da região, a fim de contribuirmos com a garantia de suas necessidades básicas.
O enfrentamento de eventos climáticos extremos representa um desafio constante para o nosso país, que requer uma combinação de medidas preventivas, adaptativas, plano de ação e esforços continuados para a mitigação. A Fundación MAPFRE segue trabalhando para proteger e apoiar as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade.