Sistemas de Retenção Infantil
Ajudamos você a tomar as medidas necessárias para que seus filhos viajem com segurança
Tudo sobre Sistemas de Retenção Infantil (SRI)
A segurança das crianças é uma questão delicada para todos os adultos. A possibilidade de um menor se ferir em um sinistro de trânsito é algo que sequer queremos imaginar e fazemos todos os esforços para evitar, mas, no entanto, muitos menores ainda morrem ou sofrem ferimentos nas rodovias.
E é que toda precaução é pouca. Verifique mais uma vez se seus filhos estão usando os sistemas de retenção corretos e confirme se eles estão posicionados corretamente antes de partir. Saber que as crianças viajam em condições de segurança adequadas é uma tranquilidade para você e para os demais ocupantes do veículo.
Para cada criança, seu SRI
Menores com idade inferior a 10 anos e que não tenham atingido 1,45 m de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura. Lembre-se: não basta observar apenas a idade, mas também a altura da criança.
Bebê-conforto
Para crianças com até um ano de idade; ou crianças com peso de até 13 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.
“Cadeirinha”
Crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos; ou crianças com peso entre 9 a 18 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.
Assento de elevação
Crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio; ou crianças com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.
Cinto de segurança do veículo
Crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos; ou crianças com altura superior a 1,45m.
Não importa o quão longe vai
As crianças devem usar um sistema de retenção infantil tanto em viagens longas quanto em viagens curtas.
Verifique a instalação do SRI
Instale a cadeirinha corretamente, seguindo as instruções do fabricante. O sistema Isofix evita erros. Se a cadeirinha possuir cinto, verifique se não há dobras e se o mesmo passa pelas áreas recomendadas.
Saber que as crianças viajam em condições de segurança adequadas é uma tranquilidade para você e para os demais ocupantes do veículo.
A cadeirinha do carro sempre em bom estado
Substitua a cadeirinha caso sofra um sinistro, pois ela poderá apresentar danos internos. A cada 6 anos é aconselhável renová-la devido a possível deterioração das peças com o uso.
Descanse em viagens longas
É recomendável tirar o bebê da cadeira durante todas essas pausas para que ele possa se esticar e mudar de posição.
Evite golpes inesperados
Não transporte objetos soltos dentro do veículo, pois eles podem ser projetados no momento de uma freada.
Se você deseja que seus filhos se tornem adultos responsáveis, ensine-os a respeitar as regras básicas de segurança no carro. Lembre-se de que as crianças aprendem com o que elas veem. Tenha cuidado, respeite as regras e nunca saia até que todos estejam usando o SRI adequado ou o cinto de segurança.