Conduta PAS, conduta responsável
Aprenda como se comportar em caso de sinistro
Proteger, avisar, socorrer. Essas são as três ações simples que definem o protocolo PAS, uma forma de se comportar diante de um sinistro de trânsito que pode salvar vidas. O momento logo após um sinistro de trânsito é vital para os feridos. A rapidez de atendimento a uma pessoa pode fazer a diferença entre a vida e a morte, desde que você aja de maneira ordeira e a mais tranquila possível. Diremos a você o que você deve e não deve fazer:
Proteger
- Se você estiver diante de um sinistro, antes de qualquer coisa, proteja-se: coloque o veículo em um local seguro e, se possível, vista um colete refletivo antes de sair do carro.
- Em seguida, proteja o cenário: se puder, remova a chave de ignição dos veículos envolvidos no sinistro.
- Sinalize o local com um dispositivo aprovado (triângulos ou dispositivos luminosos).
Avisar
Ligue para avisar o serviço de emergência (Polícia Militar 190; SAMU 192; Bombeiros 193) e forneça informações precisas sobre o que você está presenciando, para que eles saibam com antecedência o que enfrentarão.
Forneça um número de telefone para contato, caso os bombeiros ou socorristas tenham dificuldade em encontrar o local.
Memorize as três siglas que salvam vidas: PAS. Proteger. Avisar. Socorrer.
Socorrer
- Socorrer significa cuidar dos feridos enquanto aguarda o atendimento especializado mas, se você não tiver conhecimento ou não se atrever, basta os tranquilizar e oferecer algumas palavras de encorajamento.
- Como precaução, sempre trate os feridos como se eles tivessem uma lesão grave na coluna e não os mova do lugar, a menos que estejam em perigo grave (afogamento, incêndio em veículo…)
- Não ofereça água, comida ou remédios e não manuseie objetos que possam estar presos a eles.
- Quando chegar o socorro, explique em detalhes o que você fez em cada caso.