Bicicletas
Nunca se distraia de bicicleta
A bicicleta é um meio de transporte ecológico e econômico cujo uso, além disso, traz muitos benefícios à saúde. Se você se locomove de bicicleta, há uma série de precauções que você deve tomar para evitar se colocar em risco. Lembre-se de que, em uma queda ou sinistro de bicicleta, você é aquele que recebe o golpe.
Para evitar imprevistos, você deve se preparar bem para o passeio de bicicleta. Dedique tempo, há vários detalhes que você deve ter em mente antes de sair:
Mantenha sua bicicleta pronta
Faça a manutenção adequada da bicicleta, verifique as rodas, os freios e a corrente. Se sua bicicleta for elétrica, verifique as condições do motor e da bateria.
Pratique com sua nova bicicleta elétrica
Se você decidiu mudar para a bicicleta elétrica, primeiro circule com ela em uma área com pouco tráfego, para que você possa manuseá-la com segurança.
Sempre carregue uma ferramenta multifuncional, uma câmara de ar e uma pequena bomba com você
Isso vai salvá-lo de imprevistos. Lembre-se também que sua bicicleta deve ter faróis, refletor traseiro vermelho e campainha.
Vista-se apropriadamente
Durante o dia, use roupas de cores vivas ou fluorescentes. À noite, use as luzes (brancas na frente e vermelhas nas costas) e elementos reflexivos. Você também pode usar refletores nas rodas.
Não se esqueça de colocar o capacete bem ajustado e preso
Em caso de sinistro, o risco de morte ou ferimentos graves é bastante reduzido. As luvas são outro elemento de segurança que não devemos esquecer, pois elas protegem as nossas mãos de escoriações em caso de queda.
Lembre-se sempre de que, em relação a outros usuários de vias públicas, você está mais vulnerável
Agora está tudo pronto e você sai de bicicleta para a rua
A partir deste momento, você deve manter todos os seus sentidos alertas. Nunca ande de bicicleta se tiver consumido álcool ou drogas e, claro, não ande de bicicleta ouvindo música com fones de ouvido ou usando seu celular. Contaremos o que você deve levar em consideração para aproveitar seu trajeto de bicicleta sem se colocar em risco:
Planeje o caminho que você vai percorrer
Se você não se sente confortável ao pedalar com trânsito intenso, procure um roteiro com ruas mais tranquilas, para poder se deslocar com conforto e segurança, ou percursos adequados. Outra opção, desde que elas existam e sejam seguras, é utilizar as ciclovias, mas não confie nas vias de uso compartilhado (com pedestres ou outros veículos) e, principalmente, em cruzamentos.
Cuidado com os pedestres
Se você utilizar uma ciclovia, tenha muito cuidado com as pessoas que estão caminhando, aqui elas são as mais vulneráveis. Reduza sua velocidade e mantenha uma distância segura.
Sempre sinalize suas manobras e obedeça as leis de trânsito
Respeite os semáforos e as faixas de pedestres e, se for atravessar, faça-o a pé, se não houver sinalização de passagem para ciclistas. Lembre-se de que as calçadas, assim como as faixas de pedestres, são para pedestres, não as use. Se tiver que usá-las para acompanhar uma criança pequena, vá sempre na mesma velocidade das pessoas que estão caminhando.
Tenha cuidado
Seja extremamente cuidadoso com veículos grandes, evite seus pontos cegos e preste atenção em rotatórias e cruzamentos. Faça contato visual com os motoristas e certifique-se de que eles o viram. Lembre-se de que, sempre que permitido, é mais seguro pedalar no centro da faixa. Se você tiver que ir para a direita, esteja ciente de possíveis pedestres, aberturas de portas de carros ou a possível ré de um veículo, que pode obstruir seu caminho.