Álcool, noite e direção: uma mistura fatal
Curtir a noite, divertir-se, encontrar amigos e socializar não é incompatível com a condução
Já foi provado que o álcool produz graves efeitos físicos, psicológicos e sociais. Mesmo assim, muitos jovens gostam de sair com os amigos e beber.
A maioria dos sinistros de trânsito em que os jovens estão envolvidos tem a ver com a noite, a falta de experiência e o consumo de álcool ou outras substâncias entorpecentes.
Se você ingeriu álcool, ou tomou qualquer substância incompatível com a direção, é importante que saiba como agir para voltar para casa em segurança. Essas dicas que oferecemos com certeza vão te ajudar!
- Em primeiro lugar, responsabilidade. Quando você sair à noite com seus amigos e precisar usar o carro, recomendamos que escolha o “motorista da vez”, que não provará uma gota de álcool e será o motorista do grupo até o retorno à casa.
- Também esteja atento ao cansaço ou fadiga. Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir embriago.
- Se todos vão ingerir bebida alcoólica, há outras opções, como transporte público, táxis ou aplicativos de transporte.
- Você pode não saber, mas o álcool o afeta desde a primeira dose, alterando sua capacidade de dirigir. Se você já bebeu, mesmo se for uma cerveja, esqueça o volante.
- Mais de 60% das mortes na estrada devido o consumo de álcool ou drogas são de jovens. Você também quer fazer parte dessa estatística?
- Esqueça as redes sociais enquanto dirige. São inúmeros os sinistros causados pelo manuseio do celular ao volante. Espere até chegar em casa para atualizar seu perfil.
- A diversão não está no fundo da garrafa. Sua imaginação, seu senso de humor e seus amigos são tudo o que você precisa para se divertir.
- Não seja passageiro se souber que o motorista tenha bebido ou consumido drogas. A melhor coisa que você pode fazer por você e por essa pessoa é convidá-la a ceder o volante para alguém que possa dirigir com segurança.
- Cuidado com a ressaca no dia seguinte. Já foi amplamente demonstrado que os motoristas que dirigem com ressaca têm maior probabilidade de ultrapassar os limites de velocidade e cometer mais infrações, além de diminuir o nível de atenção.