Deixe o preconceito de lado
Saiba como combater informações falsas e o preconceito sobre saúde mental
Ainda hoje em dia existem pessoas que tratam os problemas relacionados à saúde mental de forma completamente equivocada e preconceituosa. E grande parte dessas pessoas agem assim por desconhecerem o assunto. Por isso é tão importante buscar informações em fontes oficiais , com autoridades sanitárias, profissionais de saúde ou organizações que estão preparadas para promover o conhecimento. Na internet, vale checar se não são links falsos ou com conteúdos alarmantes que propagam conteúdos falsos.
Lembre-se do primeiro passo: deixar o preconceito de lado e buscar informação de qualidade. Por isso, que tal começar a entender um pouco mais sobre as questões mentais, como depressão, ansiedade e estresse?
Depressão
Pessoas de qualquer idade (crianças, adolescentes, adultos e idosos) podem ter depressão ou passar por momentos depressivos, e diferente do mito que se criou sobre o assunto, isso não significa fraqueza. É uma condição de saúde mental que pode acontecer com qualquer pessoa.
O que caracteriza a depressão é quando ela passa a ser uma condição de tristeza constante e profunda, que pode causar a perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas e pelo aumento da dificuldade em lidar com algumas situações e tarefas. E alguns dos sinais mais evidentes de um quadro de depressão são a perda de apetite, alterações no sono (insônia ou vontade excessiva de dormir), perda de energia, ansiedade, dificuldade de concentração, sentimentos e pensamentos confusos, pensamentos sobre se machucar ou suicídio.
Ansiedade
Também pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade e é mais comum do que se imagina. A ansiedade é caracterizada por um forte sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. E, mesmo sendo uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar uma condição quando passa a atrapalhar o dia a dia, as atividades cotidianas, das mais simples às mais complexas.
Estresse
Apesar de comum e de estar presente na vida de qualquer pessoa, também precisa de atenção. As condições de estresse são uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça, colocando nosso sistema em estado de alerta, podendo provocar alterações físicas e emocionais.
Mas apesar disso, de ser quase que uma reação instintiva dos seres humanos, o estresse, muitas vezes, é elevado pelo meio em que vivemos, pela agitação da vida, cobranças exageradas no trabalho, acúmulo de funções na vida pessoal e profissional, pouco tempo de qualidade para relaxar, preocupações etc. E tudo isso pode levar a uma condição de estresse que pode ser séria e assim como a ansiedade e depressão, é um tema que precisa de espaço para ser debatido e assistido por todos.
Lembre-se:
Como seres humanos, faz parte da nossa jornada nos depararmos com condições como a depressão, a ansiedade, o estresse e outras questões que afetam a saúde mental, especialmente nos dias de hoje, com a pandemia e agitação da vida cotidiana. O importante é saber também que existe solução, existe tratamento e formas para lidar com cada situação. Buscar ajuda de pessoas próximas, amigos, familiares ou, quando necessário, de especialistas e compartilhar experiências e conhecimentos sobre o tema faz toda a diferença.
Como conscientizar mais pessoas?
- Converse, questione e esclareça dúvidas, especialmente quando notar que alguém está usando informações erradas sobre o tema.
- Busque inserir o tema saúde mental nas conversas de família, na roda de amigos, nos grupos nas redes sociais… coloque o tema em evidência e compartilhe conteúdos de fontes confiáveis.
- Caso tenha uma experiência própria no assunto, e queira (e possa) compartilhar, conte aos amigos e familiares, explique como se sentiu em relação a isso.
- Mantenha a paciência e a mente aberta e disponível para iniciar um papo cabeça com quem mais precisa: as pessoas que desconhecem o tema.
Fontes e bases para todos os conteúdos: OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde.
Assim como todos os outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar das pessoas, quando a questão é sobre saúde mental, o caminho ideal é buscar ajuda, seja com amigos e familiares ou, quando necessário, com profissionais, que podem auxiliar com conhecimento científico para identificar problemas e facilitar o acesso a tratamentos.
A pandemia da covid-19 também resultou em um grande número de pessoas que desenvolveram sintomas de estresse, ansiedade e depressão. E mesmo neste cenário tão inesperado e difícil existem formas de lidar com a situação e encontrar mais bem-estar no dia a dia.
O cotidiano pode e deve ter hábitos mais saudáveis e isso ajuda a promover a saúde mental, tanto individual quanto coletiva. Aqui, temos algumas dicas simples para que todos possam começar a adaptar o dia a dia e inserir, aos poucos, uma nova rotina, mais leve e respeitando os próprios limites.
Quando um amigo ou familiar está com algum problema relacionado à saúde mental, é comum as pessoas ao redor terem dúvidas sobre como ajudar. Mas existem diversas formas de auxiliar quem precisa, e algumas são mais simples do que imaginamos. Por isso, elencamos alguns pontos principais para que as pessoas comecem da forma correta e com segurança.