Saúde Mental: como ajudar

Formas de acolher e apoiar quem precisa

Formas de acolher e auxiliar quem precisa

Iniciação > Educação e Divulgação > Saúde Mental > Saúde Mental: como ajudar

Pode ser que você conheça alguém que está passando por algum problema que afeta a saúde mental e nem sabe, ou pode ser que saiba, mas não encontra formas de ajudar. Por isso, a proposta da Fundación MAPFRE em parceria com a OPAS/OMS no Movimento Papo Cabeça, é ainda mais importante, abre espaço para que diversas pessoas tenham conhecimento sobre o assunto e saibam como apoiar quem precisa.

Seja uma base de apoio

Chame a pessoa para conversar, deixe-a saber que pode contar com sua ajuda sem julgamentos. Escute de forma atenciosa, evite dar sua opinião pessoal a respeito do assunto, apenas busque deixar a pessoa o mais confortável possível e tente entender os motivos, pensamentos e sentimentos da pessoa. Ofereça suporte e se coloque à disposição.

Busque conhecimento

Procure por fontes confiáveis de informação sobre saúde mental. Não precisa virar especialista nestes assuntos, mas abra a mente para ter mais informações de qualidade e identificar possíveis gatilhos e sinais de piora da saúde mental e bem-estar das pessoas que você ama. Compartilhe este conhecimento com a pessoa que buscou a sua ajuda.

Mantenha a empatia e seja paciente

As pessoas têm tempos diferentes e lidam com os assuntos das mais diversas formas. Pode ser que você identifique e absorva o problema logo, mas outra pessoa pode levar mais tempo para conseguir lidar com determinadas situações. Se coloque no lugar de quem precisa de ajuda e seja paciente com essa pessoa.

Encoraje a busca por um profissional

Caso a pessoa esteja passando por uma situação que está causando intenso sofrimento e prejudicando a realização das atividades da vida diária e os relacionamento sociais, fale sobre os benefícios de contar com o auxílio de um profissional de saúde mental, mostre que isso é um ato de cuidado, tão essencial e normal quanto ir ao dentista, por exemplo.

Estimule cuidado com a saúde no geral

Se coloque à disposição para apoiar a pessoa a cuidar do sono, a alimentação e praticar hábitos saudáveis. Ajude a lembrar de medicamentos prescritos. Encoraje e, se possível, acompanhe a pessoa na prática de atividades físicas e de lazer.

Esteja presente e dê atenção aos detalhes

Caso a pessoa esteja se machucando propositalmente ou tendo pensamentos de que a vida não vale a pena, converse com a pessoa, não deixe a pessoa sozinha e busque ajuda profissional, incluindo os serviços de emergência ou centros de apoio emocional e prevenção ao suicídio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV – Disque 188).

Cuide-se

Para cuidar bem dos outros, você precisa primeiro cuidar bem de você. Busque relaxar, manter suas atividades e hábitos de vida saudáveis para que você possa promover o apoio necessário para quem precisa de ajuda. Tente reservar tempo para comer, descansar e relaxar, ainda que seja por períodos curtos. Converse com amigos, entes queridos ou outras pessoas que você confie para apoiá-lo.

 

E o mais importante de tudo: acolha com o coração e mente abertos. Um papo cabeça e uma boa companhia fazem toda a diferença!

Doenças cardiovasculares e a importância da mudança de hábitos

Assim como todos os outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar das pessoas, quando a questão é sobre saúde mental, o caminho ideal é buscar ajuda, seja com amigos e familiares ou, quando necessário, com profissionais, que podem auxiliar com conhecimento científico para identificar problemas e facilitar o acesso a tratamentos.

Hábitos saudáveis e prática regular de atividades físicas

A pandemia da covid-19 também resultou em um grande número de pessoas que desenvolveram sintomas de estresse, ansiedade e depressão. E mesmo neste cenário tão inesperado e difícil existem formas de lidar com a situação e encontrar mais bem-estar no dia a dia.

Viver com Saúde

O cotidiano pode e deve ter hábitos mais saudáveis e isso ajuda a promover a saúde mental, tanto individual quanto coletiva. Aqui, temos algumas dicas simples para que todos possam começar a adaptar o dia a dia e inserir, aos poucos, uma nova rotina, mais leve e respeitando os próprios limites.

Viver com Saúde

Falar de saúde mental e buscar ajuda é algo muito importante . É uma questão de saúde, individual e coletiva, e que só vai avançar para promover o bem-estar de todos se mais pessoas falarem abertamente sobre o tema e deixarem estigmas e preconceitos de lado para focar em informações confiáveis e que possam ajudar quem precisa e quem tem dúvidas.