Lidando com Ansiedade e Estresse na Pandemia
Acredite, há formas de lidar com o estresse e a ansiedade que se destacaram com a pandemia
Desde que começou, a pandemia do coronavírus trouxe outras condições sérias: aumento de estresse, medo, ansiedade, tristeza e solidão.
Reações como essas são comuns de sentir em situações de adversidade. Ou seja, se você sente algo semelhante, calma, é comum se sentir assim e existem formas de lidar com isso, lembrando que cada pessoa tem uma maneira natural de lidar com problemas. Por isso, algumas dicas são válidas:
- Identifique as suas próprias estratégias positivas, como por exemplo: descansar o suficiente, conversar e passar tempo com pessoas em quem você confia, como amigos e familiares, sempre é bom.
- Realizar atividades que o ajude a relaxar (caminhar, ler, tocar um instrumento, escrever, fazer trabalhos manuais, atividade física, cantar, rezar e brincar com as crianças).
- Respeitar as horas de sono.
Mesmo que você não consiga eliminar o estresse e a ansiedade, essas estratégias e a conexão social podem ajudar a deixar as coisas mais leves. E como tudo está conectado, cuidar da alimentação também é essencial, não apenas para a saúde do corpo, mas para a saúde mental. Evitar estratégias negativas para lidar com os problemas, como:
- Evite bebidas alcoólicas e cigarro.
- Não trabalhe excessivamente sem descansar ou relaxar.
- Não se afaste de seus amigos e entes queridos.
- Não descuide da higiene pessoal.
- Não agir com violência também contribui.
E claro, como mencionamos acima, cuide da alimentação: dê preferência para alimentos nutritivos e beba bastante água, isso ajuda o organismo a combater as sensações físicas causadas pelo estresse e ansiedade. E não dá para esquecer do sono. Procure ter horário para dormir e acordar. Escutar música e evitar contato com redes sociais também são atitudes que colaboram no processo para um sono de qualidade.
Essas e outras dicas e informações, a parceira da Fundación MAPFRE, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde também divulgaram em uma campanha para promover a saúde mental no contexto da COVID-19 e você pode conferir acessando aqui.
Assim como todos os outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar das pessoas, quando a questão é sobre saúde mental, o caminho ideal é buscar ajuda, seja com amigos e familiares ou, quando necessário, com profissionais, que podem auxiliar com conhecimento científico para identificar problemas e facilitar o acesso a tratamentos.
O cotidiano pode e deve ter hábitos mais saudáveis e isso ajuda a promover a saúde mental, tanto individual quanto coletiva. Aqui, temos algumas dicas simples para que todos possam começar a adaptar o dia a dia e inserir, aos poucos, uma nova rotina, mais leve e respeitando os próprios limites.
Quando um amigo ou familiar está com algum problema relacionado à saúde mental, é comum as pessoas ao redor terem dúvidas sobre como ajudar. Mas existem diversas formas de auxiliar quem precisa, e algumas são mais simples do que imaginamos. Por isso, elencamos alguns pontos principais para que as pessoas comecem da forma correta e com segurança.
Falar de saúde mental e buscar ajuda é algo muito importante . É uma questão de saúde, individual e coletiva, e que só vai avançar para promover o bem-estar de todos se mais pessoas falarem abertamente sobre o tema e deixarem estigmas e preconceitos de lado para focar em informações confiáveis e que possam ajudar quem precisa e quem tem dúvidas.