Saúde Mental
Sem medo ou preconceito, mantenha o diálogo aberto e encontre informações a promover a saúde mental
O nosso Papo Cabeça começa aqui, com informação para conscientizar todos e continua com você ajudando a levar o tema Saúde Mental ao alcance de ainda mais pessoas. Afinal, quanto mais conscientização, mais pessoas poderão falar abertamente sobre os assuntos relacionados a saúde mental e bem estar, sem preconceito ou apego a mitos.
Para isso, a Fundación MAPFRE em parceria com a OPAS/OMS abre o movimento Papo Cabeça para ajudar você e as pessoas ao seu redor a compreenderem melhor os assuntos relacionados à saúde mental.
Hoje em dia, o tema já é abordado com mais liberdade e naturalidade, mas ainda esbarra em mitos, preconceitos e estigmas que podem distanciar algumas pessoas do assunto, ou pior ainda, ignorar cuidados necessários para a promoção da saúde mental e do bem-estar individual e coletivo.
E são justamente estes pontos que causam bloqueio ao tema que desejamos esclarecer e abordar de uma forma mais leve, prática e objetiva para tornar a pauta sobre saúde mental cada vez mais presente e natural no dia a dia das pessoas.
Por isso, convidamos você para fazer parte da nossa rede de empatia para promover um Papo Cabeça no seu círculo de convivência. Fale sobre o tema, compartilhe os conteúdos que disponibilizamos e mantenha o diálogo aberto. E claro, se você sente que não está bem por algum motivo ou tem preocupações e ansiedades em excesso, use o conteúdo para te auxiliar a encontrar meios para lidar com a situação e oportunidades para falar e pedir ajuda para as pessoas ao seu redor, e claro, profissionais.
E se você sente que pode colaborar e conscientizar outras pessoas, faça parte do movimento também. Juntos, com atitudes de conscientização, podemos acolher quem precisa e manter o diálogo aberto, levando informação de qualidade e confiança para toda a sociedade.
Você pode fazer isso. Por você e pelo bem-estar de toda a nossa sociedade!
Mantenha o autocuidado e cuide de quem precisa!
Confira abaixo nossos conteúdos que trazem especialistas no assunto e influenciadores que dividiram conosco suas histórias em conversas acolhedoras e cheias de conteúdo:
Confira o que ele conta sobre sua experiência de vida e quais foram os pontos de apoio que teve e tem para alcançar mais bem-estar.
Clique e confira um papo leve, aberto e muito importante e sobre empatia e conceitos adequados sobre saúde mental.
Confira o que a influenciadora conta sobre a importància de cuidar de si e dos outros.
Assim como todos os outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar das pessoas, quando a questão é sobre saúde mental, o caminho ideal é buscar ajuda, seja com amigos e familiares ou, quando necessário, com profissionais, que podem auxiliar com conhecimento científico para identificar problemas e facilitar o acesso a tratamentos.
A pandemia da covid-19 também resultou em um grande número de pessoas que desenvolveram sintomas de estresse, ansiedade e depressão. E mesmo neste cenário tão inesperado e difícil existem formas de lidar com a situação e encontrar mais bem-estar no dia a dia.
O cotidiano pode e deve ter hábitos mais saudáveis e isso ajuda a promover a saúde mental, tanto individual quanto coletiva. Aqui, temos algumas dicas simples para que todos possam começar a adaptar o dia a dia e inserir, aos poucos, uma nova rotina, mais leve e respeitando os próprios limites.
Quando um amigo ou familiar está com algum problema relacionado à saúde mental, é comum as pessoas ao redor terem dúvidas sobre como ajudar. Mas existem diversas formas de auxiliar quem precisa, e algumas são mais simples do que imaginamos. Por isso, elencamos alguns pontos principais para que as pessoas comecem da forma correta e com segurança.
Falar de saúde mental e buscar ajuda é algo muito importante . É uma questão de saúde, individual e coletiva, e que só vai avançar para promover o bem-estar de todos se mais pessoas falarem abertamente sobre o tema e deixarem estigmas e preconceitos de lado para focar em informações confiáveis e que possam ajudar quem precisa e quem tem dúvidas.