Educação financeira e Securitária
Perda da Independência ou Autonomia
Dependência é a situação na qual uma pessoa não pode se valer por si mesma. O aumento da expectativa de vida está gerando um incremento progressivo de pessoas dependentes; a esta nova realidade, soma-se a dependência por motivos de doença e outras causas de incapacidade ou limitação. As seguradoras oferecem coberturas para seus segurados se protegerem destas situações de dependência.
Invalidez Funcional Permanente Total por Doença
Pagamento do capital ao segurado em caso de invalidez funcional permanente total, decorrente de doença que cause a perda da existência independente do segurado. Isto é, quadro clínico incapacitante que inviabilize de forma irreversível o pleno exercício das relações autonômicas do segurado, como levantar-se, deitar-se, higienizar-se, manter suas funções vitais sem ajuda de aparelhos. Exemplos de doenças que podem causar tal quadro: cardiopatia grave, doenças neoplásicas malignas, alienação mental, doenças do sistema nervoso, cegueira etc.
Para ter acesso à cobertura da apólice, o segurado deve cumprir alguns requisitos:
- Requisitos médicos de subscrição: a seguradora pode solicitar ao segurado a realização de um questionário de saúde para avaliar as coberturas concretas que podem ser oferecidas.
- Doenças pré-existentes: a seguradora pode excluir o pagamento de qualquer prestação que seja consequência direta das doenças pré-existentes, levando em conta o referido questionário de saúde.
As exclusões mais frequentes são:
- Qualquer doença ou incapacidade conhecida pelo segurado anterior à entrada em vigor da cobertura do seguro.
- Tentativa de suicídio nos primeiros 2 anos de vigência da apólice.
- Atos ilícitos cometidos pelo segurado.
- Sinistros qualificados pelo Governo como “catástrofe ou calamidade nacional”.