Educação financeira e Securitária
Os Corretores de Seguros
Na atividade seguradora intervêm especialistas que assessoram e informam aos consumidores de seguros, denominados genericamente corretores de seguros.
A corretagem de seguros é uma atividade profissional que abrange a apresentação, proposta ou realização de trabalhos prévios à contratação de seguros, bem como a assistência na gestão e execução de tais contratos, em particular no caso de sinistro.
O que é um corretor de seguros?
O corretor de seguros é um consultor que aconselha o cliente sobre as modalidades de seguro e coberturas que são mais adequadas para ele em função da sua situação pessoal. Para tanto, analisa os riscos aos quais o cliente está exposto e os prejuízos econômicos que poderiam surgir em consequência de um sinistro. Com esta análise, o corretor de seguros indica qual é o tipo de seguro que cada cliente precisa para garantir a correta cobertura dos seus bens segurados, ou da sua pessoa.
No Brasil, o corretor de seguro pode ser pessoa física ou jurídica. Como remuneração pelos seus serviços, o corretor de seguros recebe da seguradora um percentual do prêmio pago pelo segurado, denominado comissão de corretagem de seguros.
Para exercer a profissão de corretor de seguros, o profissional deve comprovar que possui habilitação técnico-profissional adequada para os tipos de seguro com que pretende atuar, mediante prova de capacidade técnico-profissional, e obter o seu registro nos órgãos reguladores adequados.
Para que a função oferecida se ajuste às características do mercado, é necessário que o corretor de seguros tenha um amplo conhecimento da técnica seguradora. Portanto, é um consultor do cliente que o orienta sobre quais produtos de seguros são adequados para que obtenha a cobertura de que precisa.