Educação financeira e Securitária
Quatro desafios de poupança para ajudar você a começar (ou levar suas economias para o próximo nível)
“Você consegue”, “Com certeza você pode” ou o um simples “Vamos lá”. Essas frases lembram você de alguma coisa? Com certeza, em mais de uma ocasião, elas foram o estímulo que você precisava para superar o medo ou simplesmente seguir em frente.
Esse é um dos motivos pelos quais os desafios de poupança funcionam tão bem para muitas pessoas que não conseguem adquirir o hábito de poupar.
Por um lado, eles são um desafio, algo que nosso cérebro aprecia, principalmente se você também o incentivar com aquelas frases iniciais. Por outro lado, são ações limitadas no tempo e com um objetivo claro. Isso é o que permite que sua mente mantenha esse esforço de poupar.
Selecionamos quatro desafios de poupança diferentes que você pode experimentar para começar a economizar ou ir mais longe em suas economias. É claro que você não precisa fazer todos eles. Na verdade, se você ainda não estiver fazendo uma poupança, o ideal é escolher um para começar.
O desafio das 52 semanas
Este é o desafio de poupança mais popular e pode funcionar para você, independentemente de já poupar ou não.
No primeiro caso, ele permitirá que você junte uma quantia interessante ao final do processo. No segundo, ele pode ser um complemento da poupança para despesas como férias, caso você tenha dificuldade de incluí-las no orçamento mensal.
Como funciona o desafio das 52 semanas? A cada semana você economiza o número de reais correspondente ao número da semana em que está. Assim, na primeira semana você poupa um real, na segunda dois e assim por diante até chegar à semana 52, quando você guardará 52 reais.
Ao final do desafio, que abrange um ano inteiro, você terá conseguido juntar 1.378 reais. Simples assim.
A vantagem do desafio das 52 semanas é que o esforço é muito progressivo. Nas primeiras semanas, você mal notará o esforço e, quando se der conta, o efeito do valor acumulado fará o resto.
O que fazer depois de seu término? Como a duração é de um ano, você pode repetir o desafio ou aumentar a aposta. Para isso, uma opção seria, por exemplo, multiplicar o valor a ser poupado por dois.
O desafio dos 30 dias
Outro clássico dos desafios de poupança é o desafio dos 30 dias. Essa é uma versão do desafio anterior reduzido para um mês.
O que muda é que aqui você precisa poupar um real para cada dia do mês. No dia 1 você economiza um real e, no dia 30, trinta reais. No fim, você terá 465 reais no bolso.
A vantagem dessa fórmula é que, por ser mais curta, existe uma maior possibilidade de ser completada. O inconveniente é que ela é mais exigente e você pode se encontrar no meio do desafio já sem chance de sucesso porque gastou todo o seu dinheiro.
Uma solução é fazer o desafio ao contrário e começar pelos 30 reais de poupança para ir diminuindo o valor. Como você vai fazer isso durante um mês, a progressividade não é tão importante quanto no método anterior.
O desafio TikTok
O TikTok é a rede social dos desafios e um dos mais virais sobre dinheiro é o TikTok Money Challenge. Esse é um método de poupança muito ambicioso, com o qual você conseguirá 5.000 reais em 100 dias, embora também possa ser dividido em semanas (dois anos aproximadamente).
Para colocá-lo em prática, você só precisa de um cofrinho e um pedaço de papel. Você vai guardar o dinheiro no cofrinho e vai anotando no papel o quanto está poupando.
O truque é escrever os números de 1 a 100 nesse papel. Para cada número, você colocará no cofrinho o seu valor equivalente em reais. A meta é riscar todos os números em 100 dias (ou no período de tempo que você escolher).
O desafio dos 21 dias
Esse não é um desafio de poupança como os anteriores, mas um desafio de redução de despesas, como explicado no livro “The 21-Day Financial Fast: Your Path to Financial Peace and Freedom”.
Esse desafio dura 21 dias, durante os quais você enfrentará um jejum financeiro. O objetivo é eliminar qualquer gasto desnecessário durante esse período de tempo, o que inclui praticamente todo o lazer não programado.
Ou seja, você não precisa cancelar sua assinatura de canais de streaming, embora possa fazê-lo, mas sim cortar os jantares fora, as compras pela internet e, de maneira geral, todo o consumo não essencial.
Quanto você pode economizar com esse desafio? A resposta, é claro, vai depender de seus gastos. No entanto, o poder desse desafio não está tanto na poupança em si, mas no aprendizado que você terá.
Depois de três semanas sem gastar, você terá aprendido a encontrar fórmulas alternativas de lazer a custo zero e vai valorizar muito mais as despesas que deixam você feliz. Além disso, se durante o processo você também aproveitar a oportunidade para cancelar alguma assinatura, quem sabe depois você não sinta mais falta dela.
Como você pode ver, a maioria dos desafios de poupança que funcionam têm um começo e um fim. E isso é ótimo para começar, mas pode ser um empecilho quando se trata de repetir o mesmo desafio várias vezes. Para evitar isso, existe um método de poupança diferente, que funciona de maneira automática e sobre o qual falaremos aqui.