Planeje o seu futuro
Vivemos momentos de incerteza, em que é difícil prever o futuro. Proteja-se de imprevistos, hoje mais do que nunca.
Como poupar mais
Todos nós gostaríamos ter uma “reserva” para utilizar em casos de imprevistos ou em momentos difíceis. Mas nem sempre somos capazes de economizar. Frequentemente surgem gastos “extraordinários” que fazem com que a nossa capacidade de poupar seja diminuída. Compartilhamos a seguir alguns segredos que ajudarão você a aumentar a sua poupança pouco a pouco.
Quanto você precisa guardar para imprevistos no seu fundo de emergência?
O carro que quebra, a geladeira que não funciona ou a lavadora que diz ‘cheguei até aqui’? Os imprevistos são a razão pela qual boa parte das pessoas não conseguem economizar de forma regular todos os meses. A forma de resolver isso é criar um fundo de emergência.
O segredo para economizar todos os meses sem esforço
Todos têm mais ou menos claro a importância de economizar. No entanto, entre ter ciência e economizar todos os meses, há um longo caminho a percorrer. Mais da metade das pessoas não poupa nem 50 reais por mês, simplesmente por não saberem como fazê-lo.
Quanto poupar de acordo com a sua idade e renda
Estou poupando o suficiente? Deveria poupar mais? A não ser que você seja um especialista em finanças e economia, haverá um momento no qual irá fazer a si mesmo essas duas perguntas. Se você for como a maioria das pessoas, fará essas perguntas com toda razão.
Assim são os orçamentos que duram a vida inteira
Você quer economizar e não sabe por onde começar? Fazer um orçamento é o conselho mais repetido pelos especialistas em finanças. A razão é muito clara: é a fórmula mais simples e tradicional de saber o que ocorre com o seu dinheiro.
Erros mais comuns com o dinheiro
Os erros com o dinheiro são como uma tela em branco que ajudam a construir o seu futuro financeiro. Estes erros evoluem com você e ao chegar aos trinta não são mais como eram observados aos 20 anos.
Os 40 são os novos 30? Se já escutou isso, melhor esquecer. Por mais que você continue sendo jovem (pelo menos relativamente), é provável que as suas circunstâncias pessoais e profissionais tenham mudado em uma década.
Aos 50 anos, uma boa parte das suas finanças deveria estar resolvida. Neste ponto da vida você deveria contar com um plano para as suas finanças e poupar todos os meses. Não fazer isso é o maior erro com o dinheiro que você poderá cometer nesta etapa.
Como tirar proveito das suas economias
Tire proveito das suas economias
Você está pensando no futuro e decidiu economizar todos os meses uma parte das suas rendas. Mas, você acredita que esse valor vai ser suficiente para assegurar o seu padrão de vida quando se aposentar? É importante que você faça bem os cálculos e esteja ciente da sua real situação.