Manuel Ventero Velasco

Iniciação > Conheça > Órgãos de Governança > Manuel Ventero Velasco

Membro do Conselho de Curadores da Fundación MAPFRE

Dados pessoais:
Nome: Manuel Ventero Velasco.
Data e local de nascimento: Ávila, 6 de novembro de 1961.

Formação:
Formado em Comunicação Audiovisual e Estudos Sociais pela Universidade de Salamanca.
Doutor em Direito pela Universidade Rey Juan Carlos.
Programa Executivo de Liderança Pública (PELP) do Instituto de Empresa Business School (2015-2016).
Programa de formação em Alta Direção de Empresas (PADE) do ICEX-CECO (2016-2017).

Principais cargos:
Diretor administrativo da Orquestra Sinfônica e do Coro da RTVE desde 2018.
Diretor geral de Comunicação e Relações Institucionais de Radiotelevisión Española (2013-2018) e, como tal, responsável pelas direções de Relações com o Parlamento; Relações Institucionais; Relações com a Mídia; Comunicação Interna; Imagem Corporativa; Responsabilidade Social e Voluntariado; Relações Internacionais e Relações Públicas e Protocolo; bem como do Instituto Oficial de Radiodifusão e Televisão e da Orquestra Sinfônica e Coro RTVE.
Diretor geral da Rádio Nacional de España (2012-2013).
Diretor dos Serviços de Notícias da Rádio Nacional de España (2000-2004).
Diretor da Rádio Nacional de España na Andaluzia (1998-2000).

Cargos anteriores:
Professor adjunto de Jornalismo de análise e opinião e Teoria e prática da informação audiovisual na URJC (2004-2012).
Diretor do Mestrado Oficial Universitário na Rádio da URJC (2006-2012).
Professor colaborador em vários cursos de mestrado e escolas de negócios: ICEX, ESIC, US, UEX, UHU, Escola de Negócios PONS, Villanueva, CEU, UFV, UCAV, etc. De forma destacada, como professor de “Empresa” no Mestrado sobre Rádio da Universidade Complutense (2000-2012) e de
Gerenciamento de Riscos no Trabalho da Universidade de Salamanca (1998-2002).
Membro do Conselho Social de Alumni da Universidade de Salamanca desde 2019.

Outros cargos:
Diretor e apresentador do programa “Siluetas”, na Rádio Nacional de España (2004-2012).
Analista político em diferentes emissoras de rádio e de televisão; bem como colunista no El Adelanto de Salamanca, La Razón, El Mundo, ABC e El Debate.
Membro do Comitê de Mídia da Fundação de Ajuda contra a Dependência de drogas (FAD) (2013- 2018).
Membro da Comissão de Mídia do Alto Comissarinado para a Marca España (2013- 2018).